A CRISE

Infelizmente as notícias não são boas. A informação oficial que a PMXX rebeceu hoje da Secretaria do Tesouro Nacional é que a arrecadação do mês de Outubro de 2009 será menor do que a do mesmo período do ano passado.

E pior, a arrecadação de Outrubro de 2009 poderá ainda ser menor do que a registrada em Setembro de 2009.

Posteriormente divulgarei os valores.

NUNCA VI UM MOMENTO TÃO RUIM PARA AS PREFEITURAS.

Passagens Molhadas da Marreca Velha

Hoje fui a CAR. Lá me reuni com o diretor Dr. Pirajá.

Tratei da seguinte questão: a construção das duas passagens molhadas na estrada da Marreca Velha. Uma das maiores reivindicações do povo de Marreca Velha, Mato Grosso, Umburana, Juremas, Vicentes, etc...

Entreguei a Dr. Pirajá os documentos que ele havia me solicitado referentes as duas associações: Marreca Velha e Umburana. Imediatamente ele autorizou que o processo fosse analisado pelo Setor Jurídico para posteriormente ser conveniado com as duas associações.

Toda semana vou cobrar esses dois projetos, pois quando o rio enche essa Região fica literalmente ilhada.

Pela firmeza do nosso diálogo, acreditei que dessa vez essas passagens molhadas saem do papel.

Quem conhece a Região de Marreca Velha sabe a importância econômica e social dessas passagens molhadas. Uma vez construídas, possibilitarão o desenvolvimento da Região.

Valorizar mais Xique-Xique

É com bastante tristeza que às vezes vejo determinadas pessoas falarem de Xique-Xique como se a nossa cidade fosse a pior do mundo e outras cidades da região fossem mundos maravilhosos. Isso não é verdade. Essa não é a realidade!

Para constatar o que afirmo vou fazer algumas poucas comparações:

Limpeza pública: Xique-Xique é destaque em limpeza pública da região. A limpeza melhorou muito nos últimos anos.

Iluminação pública: Xique-Xique tem uma das melhores iluminações pública da região.

Fornecimento de água: Xique-Xique tem a menor tarifa de água da região e caso consiga instalar pelo menos mais 4.000 hidrômetros nos próximos cinco anos solucionará também falta de água nos bairros periféricos em determinados horários do dia. Mesmo assim, cidades como Barra e Irecê sofrem muito mais com a falta de água do que Xique-Xique.

Pagamento dos servidores: Xique-Xique é uma das poucas cidades da Bahia que, mesmo nesse período de crise, não atrasa um dia o pagamento de seus funcionários.

Caesa – PM especializada: Não existe desenvolvimento sem segurança. Quem vai investir numa cidade insegura? Xique-Xique possui a Sede da CAESA, a companhia de ações especializadas do semi-árido, uma grande conquista do nosso povo.

Agências Bancárias: Xique-Xique tem três grandes agencia bancárias (Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco). Barra, por exemplo, só tem o Banco do Brasil.

Obras Municipais com recursos próprios: Xique-Xique é um dos Municípios da micro-região que mais tem obras sendo realizadas com recursos próprios. Isso é um fato fácil de ser comprovado.

Hospitais: Xique-Xique tem dois grandes hospitais, que mesmo com todas as dificuldades financeiras impostas pela tabela SUS continuam atendendo milhares de pessoas de Xique-Xique e de toda região. Os hospitais de Xique-Xique realizam mais cirurgias eletivas do que os hospitais de Barra e Irecê. E observem que Xique-Xique está sofrendo desde 2007 com dificuldade para receber sangue do Hemoba. Um absurdo que já foi conversado dezenas de vezes com o Governo do Estado.

Postos de Saúde: Xique-Xique tem 7 PSFs em pleno funcionamento (médicos, dentistas, enfermeiras, e equipe de apoio), até dezembro de 2010 ganharemos mais 2 PSFs. Xique-Xique tem o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, o primeiro da região. Xique-Xique tem uma UTI Móvel, única da região. É uma das únicas cidades da região que há dois anos não registra um único caso de dengue. Se formos citar os relatórios oficiais da região, verão que Xique-Xique é modelo quando o assunto é saúde pública municipal. A saúde básica em Xique-Xique melhorou muito, infelizmente a média complexidade de responsabilidade dos Hospitais é que tem piorado por conta das sérias restrições financeiras impostas pelo SUS. Isso é fato. Sem dinheiro não se tem como fazer saúde, é por isso que o Governo Lula está querendo criar um novo imposto exclusivamente para a saúde de média e alta complexidade.


Estação de Piscicultura: Xique-Xique é sede de uma das três maiores estações de piscicultura da Codevasf. A Estação está em pleno funcionamento, numa parceria entre a Codevasf, Bahia Pesca e a Prefeitura.

Baixio da Boa Vista: Xique-Xique é sede de um dos três maiores projetos de irrigação de toda a America Latina. O Baixio irá irrigar mais de 60.000 hectares. Atualmente, duas etapas desse projeto estão sendo construídas simultaneamente. Pode ter certeza de que quando esse projeto estiver em funcionamento, Xique-Xique assumirá um papel de liderança econômica no nosso Estado.

Pavimentação de ruas: Xique-Xique é uma das cidades mais bem pavimentada do Brasil. 95% das ruas da Sede do Município são pavimentadas. Só na nossa primeira administração pavimentamos 125.000m² de ruas, e agora nesse segundo mandato ultrapassaremos os 120.000 m². Infelizmente ainda existem cidades grandes na nossa região muito pouco pavimentadas.

Saneamento Básico: Xique-Xique não perdeu o bonde da história, aproveitou o momento favorável e apresentou o seu projeto de implantação de rede de esgoto. O Governo Federal está executando essa obra que dará 100% de cobertura de rede de esgota na Sede do Município.

Estradas: Nos últimos cinco anos Xique-Xique sofreu com as péssimas condições de suas estradas estaduais. Mas, agora o Governo do Estado está recuperando nossas estradas, Xique-Xique / Barra e Xique-Xique / Irecê.

Educação: Hoje Xique-Xique tem um campus da UNEB e já está com o curso de Engenharia de Pesca criado, necessitando apenas de ser instado, além disso, outras quatro faculdades particulares estão em nosso Município. Não vou citar todos os índices da educação porque são muitos, mas nos últimos cinco anos melhoramos todos os nossos indicadores. Todos! 2010 é ano do Censo Brasil, vamos aguardar os resultados oficiais sobre a educação pública municipal. Hoje temos mais escolas, mais salas de aula, melhores condições de ensino, mais professores concursados, mais professores com licenciatura. Além disso, Xique-Xique paga um dos melhores salários para professores dentre todas as nossas cidades da região. A APLB – Xique-Xique tem esses dados em mãos. E não poderia deixar de citar que Xique-Xique está implantando o primeiro programa de creches do interior da Bahia, uma creche já está em funcionamento e duas estão em construção, mas três deverão ser construídas e implantadas até 2012.

Esporte: Pela primeira vez na história a Prefeitura tem um programa de construção de quadras poli esportivas nos Bairros, o Estádio de Futebol já foi gramado e será iluminado. Além do futebol de campo e de quadra, a Prefeitura patrocina eventos de capoeira, judô, caratê, atletismo e ciclismo. Os atletas sabem bem que nos últimos anos o incentivo ao esporte tem sido levado a sério em Xique-Xique.

Turismo: É impossível tentar fazer turismo sem estradas e saneamento básico. Entretanto, agora com as estradas sendo recuperadas, após cinco anos em péssimo estado, e com a rede de esgoto levando saneamento às ruas da cidade, creio que poderemos ter um incremento do turismo em nossa cidade. Para 2010 a PMXX e o Parque Aquático deverão ter uma estratégia mais agressiva no que diz respeito à divulgação da nossa cidade. Mas, em conversa com o Secretário Estadual do Turismo Domingos Leoneli aprendi que não existe desenvolvimento turístico de uma cidade isolada. Esse desenvolvimento tem que ser regional, ou seja, coordenado entre várias cidades. Essa idéia que tentaremos expor nas próximas reuniões da UNIPPI, principalmente junto a Barra, Gentio do Ouro e Itaguaçú da Bahia.

Zona rural e Agricultura: Acreditem, quando assumimos a PMXX em janeiro de 2005, a grande maioria dos 70 poços artesianos que abastecem os povoados estavam quebrados. Conseguimos colocar todos em funcionamento, e nesse período de administração, com ajuda da Cerb já instalamos outros 15 novos sistemas. Além disso, a PMXX da total apoio as mais de 120 associações existentes em nossa zona rural. Vamos a alguns poucos exemplos: conseguimos sanitários para as residências da associação da Vacaria, um trator, uma fabrica de ração e um centro de resfriamento de leite para a associação da União da Aliança, uma casa de Farinha na Associação do Mato Grosso, 15 poços artesianos para associações rurais, construímos escolas em quase todos os assentamentos rurais do CDA / Estado, pagamos um escritório de contabilidade visando assessorar as associações e agora estamos viabilizando as duas passagens molhadas (tipo de ponte) na estrada da Marreca Velha, através das associações de Marreca e Juremal. Na área da agricultura, a PMXX acaba de adquirir um trator 0km, sexta-feira assinamos o seguro safra para 400 pequenos agricultores, temos uma estreita parceria com a Ebda na confecção de projetos junto ao Banco do Nordeste. Portanto, trabalho nessas áreas não falta, mas talvez a Prefeitura não divulgue tanto quanto deveria.

Bom, expondo alguns dados para analise e reflexão, não quero dizer que Xique-Xique não tem problemas. Muito pelo contrário, temos problemas sim, mas hoje Xique-Xique está melhor do que estava no passado. Hoje temos uma perspectiva de futuro bem melhor do que tínhamos antes.

É muito fácil, chegar agora, querer esquecer o passado e começar a cobrar que Xique-Xique tenha tudo do dia pra noite, mas isso é errado e injusto. É necessário que seja analisado todo o nosso contexto histórico. O que é de responsabilidade da Prefeitura que piorou nos últimos cinco anos? O que piorou? Qual setor piorou? Saúde pública municipal? Educação? Limpeza? A festa da cidade piorou?

Tenho certeza de que é bem mais fácil dizermos o que melhorou nos últimos anos. E pode ter certeza, muita coisa melhorou. E essa não é só a minha opinião, foi à opinião colhida nas urnas também e tem sido a opinião registrada em pesquisas.

Em Xique-Xique, nunca um Prefeito havia sido reeleito. NUNCA. Eser foi avaliado como um bom Prefeito e não ganhou a reeleição, por quê? Magalhães era avaliado como um político bom de voto, foi candidato a reeleição e perdeu, por quê?

Eu ouvi um dos políticos mais conversadores da oposição dizer durante a campanha de 2008 que Reinaldinho poderia calçar as ruas de ouro que perderia a reeleição. Pois bem, não calçamos as ruas de ouro, mas fizemos tantas coisas boas, consertamos muitas coisas erradas, e melhoramos tanto a nossa cidade que ganhamos as eleições com a maior frente da história de Xique-Xique.

Portanto, eu creio que politicagem não ganha mais eleição nem ajuda a melhorar a vida de ninguém. O que ganha eleição é trabalho, é obra, é serviço. E do ponto de vista administrativo, não adiantam só idéias, tem que ter vocação para administrar e saber operacionalizar as idéias, ou seja, saber colocá-las em pratica dentro de um contexto público e político.

Se administração pública fosse fácil, todos seriam bons prefeitos, e se só boas intenções resolvessem, bastava o povo eleger pessoas da sociedade ditas bem intencionadas. Não é tão simples assim. Administrar bem não é algo impossível, mas é difícil. Se tiverem oportunidade, conversem sobre isso com os prefeitos de Irecê, Barra, Itaguaçú, Gentio, Central, Uibai. Verão que está cada vez mais difícil administrar um Município.

Podem ter certeza, estou atento a tudo que envolva Xique-Xique, ouço tudo sobre Xique-Xique, leio tudo. Aquilo que é interessante guardamos e buscamos implantar num momento oportuno, aquilo que é apenas politicagem não consideramos.

De qualquer modo, independente de política partidária, vamos continuar trabalhando para que Xique-Xique cresça e se desenvolva cada dia mais, e que continue sendo uma das administrações públicas mais respeitadas do Estado.

O trabalho vai continuar.

Estrada Xique-Xique - Anel Rodoviário

Ontem pela manhã, às 10h, antes de ir a Conder, fui a Secretaria de Infra-Estrutura conversar com Secretário João Leão. O encontro havia sido marcado pelo deputado Reinaldo Braga e o objetivo era conversarmos sobre a recuperação da Avenida Raul Braga (Rua 06 - Bairro do Polivalente), que faz justamente a ligação entre as estradas de Irecê (BA 052) e Barra (Ba 160). Ambas estão sendo recuperadas pelo Governo do Estado, através do programa Premar.

Ficou acertado o seguinte: o Estado vai aditar o contrato das empresas que estão recuperando a estrada Xique-Xique / Irecê e Xique-Xique / Barra, para que elas façam os serviços de recuperação da Avenida que está totalmente esburacada e tem uma extensão total de aproximadamente 3km.

A recuperação dessa importante Avenida irá consistir também na regularização das depressões que existem no asfalto em cada um dos cruzamentos de ruas, ou seja serão feitos reparos para que essas depressões tornem-se mais suaves, menos bruscas, bem diferente do que existe hoje.

A conversa além de bastante animada foi também muito proveitosa, uma vez que o Secretário garantiu que irá autorizar essa obra imediatamente.

Vale lembrar que o primeiro ofício que João Leão recebeu como Secretário de Estado foi justamente esse pleito da Prefeitura de Xique-Xique. Valeu a pena a pressa e a indelicadeza, a obra será realizada.

Reunião na Conder

Acabei de sair da Conder. Fui tratar de dois assuntos:

1. Segunda etapa da urbanização da entrada da cidade.
2. Pavimentação de 10.000 m² de calçamento em Nova Iguira.

Foi acordado que a Conder licitará a segunda etapa da obra de urbanização da entrada da cidade, e neste obra serão contemplados os seguintes serviços: construção de um pórtico de boas vindas, iluminação com postes de 12 metros de altura a margem esquerda do asfalto e construção de uma calçada com 1.000 de extensão, também do lado esquerdo do asfalto. A obra está orçada em cerca de R$ 400.000,00.

Em relação a pavimentação de Nova Iguira, a Conder está devendo R$ 97.000,00 a empresa responsável pelo serviços, mas garante regularizar essa situação em no máximo 60 dias. Em quanto isso a Prefeitura continua executando com recursos próprios mais de 20.000 m² de calçamentos também em Nova Iguira.

Participaram da reunião o presidente de órgão, Dr. Milton, dois superintendentes e dois engenheiros da Conder, além de mim e do deputado Reinaldo Braga.

Mercado de Frutas

Hoje pela manhã me reuni com a equipe de arquitetos responsável pela restauração do mercado de frutas da cidade.

O projeto está ficando muito bom. Irá manter toda a fachada histórica, e modernizará os ambientes internos com nova parte elétrica, hidráulica, sanitários, contadores individuais de energia, rede de ventilação.

O telhado e a madeira serão 100% substituídos. Trata-se de uma obra grande, que a Prefeitura nem tem condições financeiras de realizar no momento. Mas, é fundamental que o projeto executivo seja concluído, pois assim que viabilizarmos uma folga no orçamento essa obra poderá sair do papel. Sem projeto é que não dá.

Os arquitetos estão muito entusiasmados com o projeto pelo valor histórico do mercado de frutas. Acompanharam-me nessa reunião: Dr. Miranda, engenheiro da PMXX e Dr. Henrique (Zico), co-responsável pelo projeto, junto com os arquitetos.

Em tempo: a PMXX reconstruiu em 2005 todo o mercado de carne, e já reconstruiu todo o telhado, parte elétrica e hidráulica do mercado de peixe. A maior parte do telhado do mercado de peixe estava no chão, agora reconstruído, estamos aguardando que o Governo do Estado possa modernizar a infra-estrutura da comercialização do peixe, o projeto está sendo desenvolvido pela Bahia Pesca e CAR.

Novo Micro Ônibus para a Saúde

Hoje a Prefeitura de Xique-Xique recebeu o novo micro ônibus que servirá aos doentes que necessitam viajar a Salvador em busca, prioritariamente, de tratamentos especializados nas áreas de Hemodiálise, Oncologia (câncer), e HIV.

O novo micro ônibus da saúde é zero km, possui 27 lugares, bancos reclináveis, amplo bagageiro e propiciará muito mais conforto do que o antigo veículo que servia a Secretaria de Saúde.

Nessa quinta ou sexta, o novo micro ônibus chegará a Xique-Xique trazendo os pacientes que estão em Salvador.

Quem já viajou no antigo micro ônibus que transportava os pacientes até Salvador, sabe o quanto um veículo mais confortável é extremamente bem vindo.

Entrada da Cidade de Xique-Xique II

Sexta-feira às 11h vou a CONDER ver o projeto executivo da 2ª estapa obra de urbanização da entrada da cidade de Xique-Xique.

A Conder quer o nosso OK quanto as especificações do projeto e vai decidir se conveniará com a Prefeitura ou licitará diretamente a obra.

Eu prefiro que o Estado licite e execute a obra, mas acataremos a decisão da Conder. O motivo da nossa preferência é simples: menos trabalho para a PMXX. Só que acho que a Conder está raciocinando do mesmo jeito.

Amanhã deveremos ter uma decisão, o importante mesmo é a obra ser realizada!

Pinheirinho, o Nº 1

JOÃO FRANCISCO PINHEIRO, conhecido em todo o Estado da Bahia como PINHEIRINHO, nascido em Xique-Xique em 06 de Outubro de 1947.

Pinheirinho foi a primeira pessoa filha de Xique-Xique, que na área do esporte, sobretudo, no futebol que honrou e dignificou o nome do nosso município em toda a Bahia e Brasil, como o 1º Jogador de Futebol Profissional, de início no Esporte Clube Fluminense de Feira de Santana, onde obteve destaque singular na agremiação, e depois como contratado para o maior Clube de Futebol do Norte/Nordeste que é o Esporte Clube Bahia, onde no ano de 1967 alcançou o título de Artilheiro do Campeonato Baiano, servindo também de vitrine para os jovens de todos os municípios da nossa região.

Pinheirinho faleceu em Belo Horizonte aos 60 anos em 18 de Fevereiro de 2008.

Informou Jorge Meira - Desportista, apresentador do programa de entrevistas Espaço Aberto na FM Xique-Xique e funcionário da Bahia Pesca.

Entrada da Cidade de Xique-Xique

Uma boa notícia. O deputado Reinaldo Braga acaba de me informar que o Governador Jaques Wagner autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano a liberar os recursos necessários para a implantação da segunda etapa de urbanização da entrada da cidade.

Essa segunda etapa consiste na construção de um portal de boas vindas, construção de um calçadão do lado esquerdo da entrada da cidade, com postes de iluminação e paisagismo.

Segundo o deputado, a Sedur ainda não decidiu se irá celebrar um convênio com a PMXX ou licitar a obra através da Conder. Independente do modo, o importante será a execução da obra.

Esse projeto da entrada da cidade foi feito pela PMXX em 2005.

Ganhadores do Sorteio do IPTU 2009

Hoje a Prefeitura realizou a entrega dos prêmios sorteados entre os contribuentes que pagaram o IPTU 2009. Segue relação dos sorteados:

Renato Pinheiro dos Santos. Rua D. Pedro II n.º 659 - Centro. Computador
Clício Gomes de Miranda. Rua Nilton Silva Teixeira n.º 148 – Polivalente. Computador
Abigail Bessa Miranda. Ruía Monsenhor Costa n.º 80- Centro. TV 21” Color
Maria das Neves Cardoso da Cunha. Rua Santa Efigênia n.º 32. TV 21” Color
Gertrudes de Sá Neta. Rua Antônio Feitosa de Souza 151- Pedrinhas. TV 14” Color
Terezinha Maria Magalhães Silva Alvim. Rua Góes Calmon n.º 64-Centro. TV 14” Color
Olindina Santiago Costa. Praça Luiz Viana n.º 376- Centro. Aparelho de DVD
Jéssica Lopes dos Santos. Rua Honezinda T. da Rocha n.º 799- Centro. Aparelho de DVD
Maria de Souza Oliveira. Rua da Valeta n.º 173- Santa Marta. Aparelho de DVD
João de Oliveira Barreto. Rua Castro Alves n.º 309- Centro. Aparelho de DVD


A partir de 2010, atendendo orientação do TCM, a PMXX ingressará na justiça com ações de cobrança contra pessoas que estejam com débitos inscritos na dívida ativa do Município.

Em 2009, a arrecadação de IPTU foi de aproximadamente R$ 84.000,00. Valor maior do que o registrado em anos anteriores, mas bem menor do que o total cadastrado no banco de dados da PMXX.

Posto de Saúde de Boa Vista

Hoje a Prefeitura de Xique-Xique inicia os processos internos para a construção do Posto de Saúde de Boa Vista e Região. O projeto já está pronto. O convênio com a Sesab já foi publicado.

Trata-se de uma obra de R$ 110.000,00 que beneficiará cerca de 30 comunidades.

A expectativa é que a obra seja iniciada até o dia 6 de Outubro de 2009. Mas, será uma obra realizada em quatro etapas.

Convênio: Posto de Saúde de Boa Vista
Valor da obra: R$ 110.000,00
Recursos: Governo do Estado, contrapartida da Prefeitura (10%)
Curiosidade: Por essa obra ser previta para quatro etapas é bem provável que a construção deste posto de saúde demore cerca de um ano.

Brigada do Sertão de Xique-Xique

Vale a pena ler a matéria sobre a brigada do sertão de Xique-Xique no site do Jornal "Folha da Bahia".

http://www.folhadabahia.com.br/

Principais Obras da Prefeitura em 2009 - atualização

Obras construídas pela Prefeitura de Xique-Xique nos oito primeiros meses do ano de 2009:
1. Escola Municipal do Povoado do Rumo
2. Escola Municipal do Povoado do Marruá II
3. Escola Municipal da Ilha do Miradouro
4. Escola Municipal do Povoado de Caraíbas
5. Escola Municipal da Ilha do Encalho
6. Escola Municipal da Ilha do Pestana
7. Calçadão da Rua do INSS
8. Ampliação e Reconstrução da Escola Municipal Luis Viana Filho
9. Escola Municipal da Ilha da Canafista
10. Escola Municipal da Ilha do Paulista

Obras em andamento:
1. Sede da Secretaria Municipal de Educação
2. Quadra de Esportes da Escola Municipal Raul Braga
3. Creche Municipal no Bairro do Polivalente
4. Nova Praça do Cinqüentenário no Centro da Cidade
5. Ampliação da Escola Municipal Domingos Alves da Costa
6. Quadra de Esportes da Escola Municipal Maria Custódio
7. Centro de Informática da Escola Municipal Navarro de Brito
8. Calçamento no Povoado de Marreca Nova – 20.000 m²
9. Construção de Escola no Povoado do Malhador
10. Construção de Escola no Povoado da Fazenda Santiago
11. Construção de Escola no Povoado do Porto do Umbuzeiro
12. Construção de Escola no Povoado do Alto do Gonçalo
13. Ampliação e Reconstrução da Escola Municipal ACM

Próximas obras a serem iniadas ainda no ano de 2009:
1. Posto de Saúde da Região de Utinga - projeto pronto
2. Posto de Saúde da Região de Boa Vista (recursos do Estado) - projeto pronto
3. Quadra de Esportes do Povoado de Marreca Nova - projeto sendo realizado
4. Reconstrução do Mercado Municipal de Frutas - projeto sendo realizado
5. Calçamento no Povoado de Marreca Velha – 10.000 m² - projeto pronto
6. Construção de Nova Escola no Povoado de Capão do Martin - projeto pronto

Estrada de Copixaba

Prefeitura iniciou no dia 14 de Setembro o serviço de patrolamento e manutenção da estrada que liga os povoados de Angico a Copixaba.

Trata-se de uma estrada com 33 km de extensão e que beneficia os povoados de Tatuzinho, Ilhota, Malhador, Baeta, Genipapo, Pesqueiro, Besouro, Paulista, Paulista de Cima.

A Prefeitura está executando esse serviço com uma patrol, uma pá mecânica, duas caçambas e um carro pipa. A previsão é que em 30 dias a estrada esteja em boas condições de uso.

Pior que a crise financeira

Para tudo na vida existe um jeito. A crise financeira está atrapalhando muito as Prefeituras, mas com fé em Deus irá ter um fim até o início de 2010. Só o que parece não ter jeito, não ter salvação é o Esporte Clube Bahia.

"Por essa ninguém esperava. Jogando diante de sua torcida, no estádio de Pituaçu, o Bahia voltou a decepcionar na Série B e perdeu para o limitado Brasiliense, por 2 x 1. Atuando visivelmente sem vontade, a equipe tricolor agora se complicou de vez na competição e já vê a zona da degola bem de perto. Com esse resultado, o Bahia estacionou nos 30 pontos e caiu para a décima segunda colocação, sendo ultrapassado pelo próprio clube candango." O texto é do Site Bahia Notícia.

Os secretários da PMXX, Osvaldo Barbosa e Filemon Nery devem estar com a cabeça inchada!

Inauguração

Hoje, dia 19 de Setembro, estarei indo a Ilha da Canafista. Lá participarei da inauguração da escola da Comunidade.

A construção da escola era a principal reivindicação da população que antes tinha que levar seus filhos até a comunidade vizinha em busca de uma escola.

A inauguração será as 9:30h. E logo após o evento estarei indo ao Povoado de Goiabeira, atendendo a um convite dos moradores.

Leilão de veículos da PMXX

Aconteceu hoje pela manhã no auditório do Parque Aquático o leilão de veículos equipamentos sem uso da Prefeitura Municipal de Xique-Xique. Segue o resultado final do leilão:

Trator Valtra 685 - R$ 15.100,00
L200 vermelha ano 2004 placa JON 7958- R$ 27.100,00
Gol branco ano 2005 placa JLU 2947 - R$ 13.500,00
Gol cinza ano 2005 placa JLU 2945 - R$ 15.700,00
Ônibus ano 94 placa LAS 0273 - R$ 16.000,00
Micro-ônibus ano 2004 placa JON 7895 - R$ 50.000,00
Itens sem uso do PAPP - R$ 33.700,00
Total arrecadado = R$ 171.100,00

O valor arrecadado no leilão somado a recursos próprios da Prefeitura serão utilizados para aquisição dos seguintes veículos:

02 Gols 0km – R$ 65.000,00
01 L200 0km – R$ 92.000,00
01 Trator Massey Ferguson 0km - R$ 79.850,00
01 Micro ônibus com 27 lugares, bagageiro e bancos reclináveis – R$ 162.000,00
Total investido = R$ 398.580,00

Após esse leilão e a aquisição de novos veículos a Prefeitura espera oferecer melhores serviços a população e reduzir as despesas com a reposição de peças. Ou seja, a Prefeitura deseja diminuir as suas despesas com custeio.

O próximo passo dentro dessa política de renovação de frota e redução de despesas é devolver ao Estado duas ambulâncias antigas e adquirir, através de financiamento, duas novas ambulâncias.

O leilão de hoje seguiu todas as regras e normas na legislação brasileira, foi realizado por um leiloeiro oficial, Sr. Edilson Rocha, e contou com a participação de pessoas de Xique-Xique, Itaguaçú da Bahia, Feira de Santana, Petrolina e até de cidades do Piauí.

Como conseguir um convênio?

Muitas vezes vemos Prefeitos dizendo que conseguiram determinados convênios. Parece simples e a impressão que população tem é que conseguir um convênio é fácil, rápido ou depende apenas da boa vontade do Governado do Estado ou do Governo Federal.

De fato, sem a clara intenção dos Governos não se viabilizam os convênios. Mas, vou tentar explicar como fazemos para conseguir um convênio para uma Prefeitura.

Em primeiro lugar precisa-se de um pré-projeto. Trata-se um projeto básico, onde se descreve a obra, a importância, a área de abrangência física, econômica, social. Um projeto básico apresenta também um desenho ilustrativo da obra e um orçamento estimado. Pronto, já podemos correr atrás dos Governos, ou de deputados e senadores para viabilizarmos emendas parlamentares.

Com o projeto básico em mãos e uma “garantia” do Estado ou da União que existe a possibilidade de se arrumar os recursos, as Prefeitura iniciam outra etapa de trabalho.

Encomenda-se um projeto executivo da obra. Trata-se de um projeto completo, com topografia do local, planta baixa, plantas de cortes e telhado, planta elétrica, hidráulica, relatório fotográfico da área, memorial descritivo da obra, manual de execução, cronograma de construção e financeiro, planilha detalhada de custos. Enfim, tudo que é necessário para que uma obra possa ser licitada.

Com o projeto executivo em mãos a Prefeitura deve juntar todas as suas certidões, documentos e declarações. São mais de 30 diferentes documentos, e às vezes leva-se mais tempo viabilizando esses documentos do que elaborando um projeto executivo. São documentos e certidões Municipais, Estaduais e Federais.

Com todos os documentos anexados ao projeto executivo, a Prefeitura pode finalmente dar entrada no seu pedido de convênio. Esse pedido é analisado pelo setor jurídico do órgão, o setor de engenharia, setor de planejamento e posteriormente vai para o setor encarregado de celebração de convênio.

Do momento em que a Prefeitura solicita um convênio até a sua assinatura e publicação no Diário Oficial pode-se levar meses e até levar anos.

Uma vez assinado o convênio a Prefeitura pode licitar a obra e aguardar a liberação dos recursos, que normalmente é feito em várias parcelas, mediantes prestação de conta parcial.

Portanto, conseguir um convênio leva tempo e tem custo. Um projeto executivo chega a custar até 5% do valor total da obra. Ou seja, uma obra de R$ 200.000,00 pode ter um projeto de até R$ 10.000,00, a depender das suas especificidades.

Entretanto, infelizmente só um bom projeto e documentos em mãos não garantem liberação de recursos. A decisão final de celebração de um convênio é sempre política e financeira. O Governo tem que querer atender aquele pedido de convênio e tem que ter recursos disponíveis.

A Prefeitura de Xique-Xique possui atualmente cerca de 10 projetos protocolados junto aos Governos aguardando celebração de convênio.

Reunião da UNIPPI

Amanhã, as 10 horas da manhã haverá reunião da União das Prefeituras do Platô de Irecê. A reunião será no Município de Presidente Dutra.

Na pauta as ações para o enfrentamento da crise financeira e possível adesão das Prefeituras ao Fundo Estatal de Saúde que o Governo da Bahia está propondo.

Alguns Prefeitos da nossa Região estão propondo o fechamento das Prefeituras por um dia em protesto contra a queda de repasses do Governo Federal.

Hoje, foi anunciado pelo Governo que pelo décimo mês seguido houve queda na arrecadação de impostos. Ou, seja a crise ainda existe.

Reunião com a EGC

Hoje eu me reuni por mais de duas horas com os responsáveis pela EGC, a engenheira da Codevasf que acompanha a obra, o pessoal do SAAE e Carlinhos Barbosa. Pontuei os aspectos negativos que a Prefeitura detectou na obra de esgotamento sanitário da cidade.

A nossa principal queixa concentra-se na qualidade da recuperação dos calçamentos e na constante quebra de tubulações de água.

Ao final da reunião tomamos algumas decisões:

1- Todas as segundas-feiras haverão reuniões para avaliação dos trabalhos.
2- A EGC comprometeu-se a melhorar a qualidade dos serviços de recuperação do calçamentos.
3- A EGC iniciará um trabalho de esclarecimento junto a população, ressaltando os aspectos mais importantes da obra.
4- Funcionários do SAAE e da Prefeitura acompanharão diariamente as obras da EGC com o objetivo de tentar reduzir a quebra de tubulações de água.

Deixei bastante claro a empresa EGC que não aceitaremos uma qualidade ruim na recomposição do calçamentos.

Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos. Mas, creio que a reunião semanal será importante para o bom andamnto das obras.

Avaliação da Administração - II

Como você avalia a administração do Prefeito de sua cidade?

Março de 2008

Setembro de 2008

Setembro de 2009

ótima

10,3%

20,4%

13,1%

boa

37,5%

34,6%

44,9%

regular

31,3%

20,2%

28,3%

ruim

3,8%

10,1%

5,5%

péssimo

13,0%

10,8%

6,6%

não sabe

4,3%

3,9%

1,6%

  • Esses são os resultados das três pesquisas realizadas em Xique-Xique pela BOANOVA PROPAGANDA. No quadro, resultado da avaliação da administração em três momentos distintos. Março e Setembro de 2008, e Setembro de 2009.

  • O resultado dessa última pesquisa foi muito bom para a administração, pois demonstra que mesmo num ano tão ruim do ponto de vista financeiro a maioria da população continua aprovando a atual gestão.

Assinatura de Convênio

Ontem fui a Sudesb e assinei convênio com o Governo do Estado para a construção de uma quadra de esportes na Sede do Município.

Não existe data certa para a liberação da primeira parcela do recurso, pois ainda temos que aguardar a publicação no Diário Oficial do Estado.

Convênio: Quadra de esportes poliesportiva
Valor da obra: R$ 151.000,00
Recursos: Governo do Estado (emenda do dep. Reinaldo Braga)
Curiosidade: O Governo do Estado autorizou a Sudesb a celebrar convênio com 60 Municípios para construção de quadras poliesportivas. Mas, até o momento apenas DOIS tiveram êxito, os outros 58 Municípios não possuem todas as certidões. Ou seja, valeu a pena mantermos a Prefeitura em "dia".

Entrevista ao jornal Página Revista

Concedi na semana passada uma entrevista ao jornal "página revista" que circula em Xique-Xique e Região, e de responsabilidade de Erasmo Deterra.

Leiam a integra: http://www.paginarevista.com/manchete3.html

A estação de piscicultura de Xique-Xique

Na Marreca Nova, há apenas 6km da sede de Xique-Xique, foi construída a Estação de Piscicultura.

Essa Estação recebeu investimentos da Codevasf (Governo Federal) para sua construção em três momentos do nosso Município. Primeiro, no período de administração de Eser (1997-2000), depois com Magalhães (2001-2004) e agora, a partir de 2005.

Os recursos para construção da Estação de Piscicultura sempre foram viabilizados através da Codevasf e em anos anteriores a Estação chegou a ser inaugurada por duas vezes, com festa inclusive, mas, não funcionou.

Em 2005 quando assumimos a Prefeitura, fomos a Estação com técnicos da Codevasf e constatamos que muito havia sido destruído, e vários equipamentos roubados. Existe, inclusive, um processo na Polícia Federal apurando esse fato, Espero que os culpados sejam punidos.

O certo é que a Codevasf não mediu esforços para que a Estação de Piscicultura finalmente funcionasse. Luis Alberto, chefe do escritório da Codevasf na Região, acompanhou de perto todo esse processo de reconstrução da nossa Estação.

Agora, reconstruída e reequipada, a Estação de Piscicultura de Xique-Xique está em pleno funcionamento. A Codevasf refez a obra, paga as despesas operacionais e mandou um engenheiro de pesca, Charles que é o diretor da Estação. A Bahia Pesca designou Jorge Meira como funcionário da parte administrativa da Estação, e a Prefeitura de Xique-Xique contratou um outro engenheiro de pesca, Jackson Rabelo e mais seis funcionários operacionais que “tocam” o dia a dia da Estação.

Atualmente, a Estação está funcionando normalmente e na semana passada colocou 50.000 alevinos na nossa Ipueira. Ou seja, o trabalho começou de verdade!

Recentemente, recebi em audiência, técnicos e representantes da Codevasf de Brasília e além de discutirmos como ampliar a parceria com a Prefeitura, começamos a planejar a implantação de um curso de Engenharia de Pesca em Xique-Xique, através da Uneb. O Magnífico Reitor da Uneb, Valentin e o diretor do Campus XXIV João Rocha estão colaborando MUITO para que esse curso seja implantado.

Gostaria de parabenizar todos os colaboradores da Estação de Piscicultura de Xique-Xique e também a Codevasf que não desistiu deste importante projeto, mesmo diante de tantas adversidades.

Sempre lembrando que a nossa estação de piscicultura é uma das maiores do Brasil!

Futebol de Xique-Xique - Curiosidades

A Seleção de Xique-Xique já participou 11 vezes do campeonato Intermunicipal e a sua melhor campanha no certame foi em 1987 quando chegou na 3ª Fase e teve o jogador "Tenente" como vice-artilheiro do campeonato.

Anos de participação: 1984 – 1985 – 1986 – 1987 – 1988 – 1999 – 2005 – 2006 – 2007 – 2008 - 2009. Informou Jorge Meira.

Avaliação da administração

Ontem à noite recebi o resultado de uma pesquisa.

Lembram da última eleição municipal? A empresa que me mandou a pesquisa ontem foi à mesma que realizou pesquisa em Xique-Xique durante o período da eleição de 2008 e que dizia que Reinaldinho ganhava com mais de 5.000 votos de frente. Quem acreditou e apostou comprovou que a pesquisa era séria.

Miguel, Avelino, Marcos de Olavo, Consélio e mais alguns amigos devem ter cópia dessa pesquisa realizada em 2008.

Pois bem, o resultado da pesquisa realizada em Xique-Xique neste mês de setembro é MUITO BOM. A administração está muito bem avaliada pela população. Iremos analisar com bastante atenção cada item da pesquisa para melhorar ainda mais a administração.

Pena que essa crise esteja nos prejudicando...

Nesta pesquisa foram ouvidas 382 pessoas na Sede e na Zona Rural, entre os dias 05 e 08 de setembro de 2009.

Assim que pagarmos à pesquisa e recebermos a nota fiscal, irei revelar o nome da empresa que realizou a pesquisa e também mais alguns dados do resultado final.

Obra de esgotamento sanitário de Xique-Xique

Há cerca de três anos a Prefeitura vem lutando para ver implantado o sistema de esgotamento sanitário da sede do Município de Xique-Xique. O primeiro passo foi viabilizarmos a elaboração do projeto executivo da obra, depois contamos com o apoio da Codevasf que alocou recursos e licitou a obra.

Pois bem, a empresa vencedora da licitação foi a EGC que desde o início de 2009 está executando o serviço.

Mas, infelizmente a ECG está fazendo um péssimo no serviço no que diz respeito especificamente à recomposição da pavimentação que tem que ser quebrada para a implantação das tubulações da rede de esgoto.

No mês passado enviamos oficio a Codevasf e ao Ministério da Integração comunicado a péssima qualidade do referido serviço. O presidente da Codevasf chamou a atenção da EGC e o serviço melhorou.

Agora, 30 dias após a primeira reclamação, voltamos a constatar a queda de qualidade na recomposição dos calçamentos.

Portanto, na quarta-feira faremos uma reunião com fiscais da Codevasf e da EGC para exigirmos um serviço de melhor qualidade, sob pena de a Prefeitura ter que notificar mais uma vez a Presidência da Codevasf e o Ministério da Integração Nacional, e até acionar a Justiça contra a EGC.

Nos últimos 5 anos a Prefeitura de Xique-Xique construiu com recursos próprios 160.000 m² de calçamento na sede do Município. É duro vermos a EGC quebrar o calçamento e fazer um péssimo serviço de recomposição.

Péssima Notícia

Agora pela manhã a professora Conceição Galo informou- me o falecimento do vereador DAÉ de Irecê.

Daé era uma figura foclórica do meio político de Irecê. Vereador bastante combativo e polêmico, era um dos políticos mais conhecidos da nossa micro região.

Daé já estava há alguns dias internado no Incoba em Salvador.

Nossos sentimentos à sua família.

Convênio para Quadra de Esportes

Segunda-feira às 11 horas da manhã irei a Sudesb assinar um convênio para a construção de uma quadra poliesportiva na sede do Município de Xique-Xique.

Trata-se de uma verba do Governo do Estado viabilizada para Xique-Xique, através de uma emenda parlamentar do deputado Reinaldo Braga.

Valeu a pena uma semana de audiências em Salvador. Há mais de seis meses que todas as documentações e certidões da Prefeitura já haviam sido encaminhadas a Sudesb.

Estrada Xique-Xique / Irecê - II

Hoje, eu e o deputado Reinaldo Braga conversamos com o Governador Jaques Wagner e o Secretário Rui Costa sobre a situação da estrada Xique-Xique / Irecê / Porto Feliz.

Relatei ao Governador que as obras de recuperação da estrada praticamente não haviam sido iniciadas. Estão em "marcha lenta".

O Secretário Rui Costa explicou que para acelerar o ritmo das obras é necessário conseguir um cronograma de liberação de verba do Banco Mundial mais rápido, o que implicará também numa antecipação de desembolso da contra-partida do Governo do Estado.

O Governador nos garantiu que segunda-feira iria tentar resolver essa situação com o Banco Mundial e a Secretaria de Planejamento do Estado.

Esperamos que o Governo efetivamente consiga resolver esse impasse para que essa importante obra possa ser realizada num período de tempo mais curto.

História - Água dos Vicentes

Em setembro de 2006 fui junto com o então secretário de ação social Mirlan Oliveira a comunidade dos Vicentes, próxima a Marreca Velha. Na ocasião a população me relatou que havia na comunidade um poço artesiano perfurado há mais de 20 anos, mas que jamais fora instalado. Ou seja, a comunidade não tinha água.

Naquela reunião fizemos o compromisso de instalar o poço e fazer a rede de distribuição do povoado dos Vicentes.

Retornando a Xique-Xique, relatei a reunião ao então secretário de recursos hídricos Quinquinha e determinei que começássemos a trabalhar para que pudéssemos instalar e distribuir a água do poço.

Não foi fácil. O poço era muito antigo, jamais havia sido utilizado, tivemos que providenciar análise da água, reservatório de água, construção de base elevada, rede de distribuição e a instalação do poço. Demorou, mas valeu a pena.

Em 2008 conseguimos inaugurar o sistema de abastecimento de água do povoado dos Vicentes. Hoje, as mais de 30 famílias que residem nos Vicentes tem água de boa qualidade.

Audiência na CERB

Hoje, em companhia do Prefeito de Mansidão Davi Frank e do deputado Reinaldo Braga, fui a CERB. Lá tratei de assuntos relacionados à locação e perfuração de poços artesianos:

Locação de poço: Povoado do Barro Branco – aprovado pela CERB
Perfuração de poço: Ilha do Pestana – aprovado pela CERB

Estamos tentando conseguir que esses procedimentos sejam realizados ainda em setembro, uma vez que o período de chuvas está se aproximando, o que pode impossibilitar que a CERB execute os serviços no ano de 2009.

Em minha opinião, temos grandes chances de conseguir essas duas obras ainda esse ano, uma vez que a CERB é um dos órgãos mais eficientes do Governo do Estado.

Estamos aguardando.

Estrada Xique-Xique / Irecê

Infelizmente a obra da estrada Xique-Xique / Irecê continua muito lenta. Bem diferentes da obra do trecho Xique-Xique / Barra quem está em rítmo bastante acelarado.

Amanhã pela manhã irei protocolar novo ofício na Governadoria solicitando que o Governador interceda junto a empresa Rodocon exigindo maior celeridade no andamento dos serviços da nossa estrada.

A queda de arrecadação continua

Acabei de receber da contabilidade da Prefeitura os seguintes dados:

Arrecadação FPM - Setembro/2009 - previsão oficial do tesouro nacional
Total - R$ 986.406,54.


Arrecadação FPM - Setembro/2008
Total - R$ 1.164.856,87.

Ou seja, o jornalista Cláudio Humberto estava correto quando antecipou em seu site que o mês de Setembro seria tenebroso para as Prefeituras.

Audiências em Salvador

Hoje começa a maratona de audiências em Salvador. Agora pela manhã estou indo a SEDUR. Estamos tentando recursos para a implantação do aterro sanitário de Xique-Xique.

Como se trata de uma obra que exige bastante qualificação técnica em sua implantação iremos sugerir que o próprio Governo do Estado licite e execute a obra.

Em relação a outros Municípios que também estão querendo um aterro sanitário, Xique-Xique sai na frente, pois já possuímos o nosso projeto executivo.

Segurança Pública em Salvador

Desde ontem os jornais, rádios, televisões e sites de Salvador só falam da onda de vandalismo e terror que assola a capital baiana. Ônibus foram queimados e módulos policiais atacados a tiros.

A Polícia Militar garante que a situação está sob controle e atribui todos os incidentes ao crime organizado. O Secretário Estadual de Segurança Pública, César Nunes, determinou um policiamento mais ostensivo nas ruas de Salvador.

Reunião na SEDUR

Amanhã pela manhã irei participar de uma importante reunião na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano. Na pauta: questões relacionadas aos resíduos sólidos e a construção de aterros sanitários.

A Prefeitura de Xique-Xique possui um projeto executivo para a construção de um aterro sanitário, inclusive a área já foi adquirida (Km 14 da estrada Xique-Xique / Barra). Estamos tentando viabilizar junto ao Governo do Estado ou Governo Federal a construção desse aterro sanitário.

Viagem a Salvador

Viajei a Salvador. Na capital baiana irei buscar concretizar a liberação de alguns importantes convênios que já estão prontos:

1. Liberação dos recursos do Estado junto ao BNDES para o financiamento de duas novas ambulâncias.

2. Liberação dos recursos junto a SESAB relativos a 1ª etapa da construção de um posto de saúde em Boa Vista. Serão 4 etapas, o que infelizmente tonará esse obra extremamente demorada.

3. Liberação dos recursos junto a SEDUR relativos a 2ª etapa da obra de urbanização da entrada da cidade. Essa 2ª etapa deve contemplar o outro lado do asfalto (lado da rodoviária), a construção de um pórtico, urbanismo, paisagismo, iluminação.

4. Leberação dos recursos junto a SUDESB relativos a 1ª etapa da construção de uma quadra de esportes no bairro do Polivalente.

Há vários meses a equipe da Prefeitura está trabalhando nos projetos acima mencionados, esperamos que o Estado possa agilizar o início dessas obras.

Desfiles - 7 de Setembro

Os desfiles do 7 de Setembro foram muito bons. Todas as escolas, igrejas e entidades que particiram estão de parabéns.

Apesar do forte calor, uma multidão foi as ruas comemorar a data e acompanhar os desfiles das crianças e dos jovens.

SELEXIQUE

"Em minha opinião a Selexiq não fez feio, já que participou do Grupo (01) mais concorrido da Competição.Faltou fazer direito o dever de casa, em Intermunicipal quem perde pontos dentro de casa e não marca pontos fora, proclama sua própria evasão do certame. " Opinou Jorge Meira.

Seleção de Xique-Xique

Infelizmente perdemos para a seleção de Ipirá por 2 a 1.

"A Seleção de Xique-Xique foi desclassificada do Intermunicipal 2009, neste domingo: 06-09-09, depois que foi derrotada pela Seleção de Ipirá por o placar de 2 a 1.
Todos os gols da partida aconteceram no primeiro tempo: Ipirá saiu na frente com um gol do atacante Bidó, Xique-Xique empatou com um gol, de falta, de Jandir e aos 46 minutos do 1º tempo o Juiz do jogo Sr. Evaldo marcou um pênalti (duvidoso, 2º jogadores de Xique-Xique, inexistente) e novamente Bidó marcou, selando a vitória para Ipirá.
No mesmo Grupo de Xique-Xique, Riachão de Jacuípe empatou, dentro de casa, com a Seleção de Várzea da Roça pelo placar de 1 a 1.Com estes resultados a Selexiq perdeu a chance de assegurar sua classificação para a 2ª Fase do certame, ficando a 3ª vaga, dos grupos: 01, 02 e 03, para Várzea da Roça, que mesmo empatando com Xique-Xique em nº de pontos, nº de vitórias, saldo de gols, superou Xique-Xique no quesito nº de gols marcados." Informou Jorge Meira.

Desfiles do 7 de Setembro

Hoje, serão realizados os desfiles das escolas em comemoração ao 7 de Setembro. Trata-se de um belíssimo evento. Desfilam as seguintes escolas: Colégio Municipal Senhor do Bonfim, Colégio Estadual Reinaldo Teixeira Braga, Colégio Estadual Polivalente, Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Escola Cecília Meireles, Escola Municipal Anita de Carvalho.

No dia 06 desfilaram as escolas Municipais que atendem as crianças de menor idade.

Os defilem são realizados na Avenida J.J. Seabra.

Projetos da PMXX

Ontem a Prefeitura de Xique-Xique encaminhou três importantes projetos a Câmara de Vereadores.

Um trata das regras de isenção fiscal para as empresas que desejem construir em Xique-Xique casas sob as normas do programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida. Esse é o primeiro passo para que Xique-Xique possa vir a ser contemplada com a construção de até 1.100 casas populares, segundo informação dos coordenadores do programa no Estado da Bahia.

Os outros dois projetos abordam questões relacionadas à doação de terras para a regularização da situação dos imóveis dos ex-mutuários a URBIS, mais precisamente dos moradores do BNH Velho e BNH Novo.

Portanto, três projetos ligados a área da habitação popular em Xique-Xique.

Estrada de Copixaba

Hoje a tarde na Prefeitura acertamos os últimos detalhes para o início das obras de recuperação da estrada que liga Angico / Copixaba / Retiro da Picada.

Serão realizados serviços de patrolamento e recuperação dos trechos mais danificados dessa importante estrada vicinal do nosso Município.

Terça-feira as máquinas já estarão trabalhando a todo vapor.

Programa Nossa Sopa

Acaba de me informar o secretário de Ação Social Chiquinho Marçal que a Prefeitura de Xique-Xique está na fase final de cadastramento de famílias para o recebimento de sopa, através do programa das voluntárias Sociais da Bahia denominado "Nossa Sopa".

O cadastramento está sendo feito pelos Centros de Referência da Assistência Social e poderá beneficiar até 1.000 pessoas carentes.

Vamos aguardar a aprovação desse cadastro.

Seleção de Futebol de Xique-Xique

Nesse domingo, às 15h, em Ipirá a seleção de Xique-Xique enfrenta a seleção de Ipirá pela última rodada da fase classificatória do campeonato intermunicipal da Federação Baiana de Futebol.

Xique-Xique está com 7 pontos, em segundo lugar no grupo. Dependendo da combinação de resultados até perdendo a nossa seleção pode se classificar.

Estamos torcendo para que possamos mais uma vez passar para a próxima fase, e de preferência com uma vitória sobre Ipirá.

Esse é o quinto ano que a Prefeitura de Xique-Xique patrocina a seleção nesse importante campeonato do interior da Bahia.

Campeonato de Futebol

Ontem à noite participei no Clube da Operária da reunião preparatória para o início do campeonato de futebol de campo “interdistrital” que é realizado pelo desportista Jorge Meira e equipe.

O interdistrital é o maior campeonato de futebol amador do interior baiano e em 2009 contará com a presença de 38 seleções de vários povoados de Xique-Xique, Barra, Pilão Arcado e Gentio do Ouro.

A Prefeitura de Xique-Xique pelo quinto ano consecutivo patrocinará o campeonato que tradicionalmente é um dos eventos mais esperados do nosso calendário esportivo e que também cumpre a missão de integração da população das comunidades envolvidas.

Boa sorte a comissão organizadora e as seleções.

Tenda da Leitura

A Prefeitura de Xique-Xique, através da Secretaria de Educação e Cultura, vem desenvolvendo um programa extremamente importante e que vale a pena ser conhecido pela população. O nome do programa é tenda da leitura, e ele é desenvolvido junto às escolas municipais.


O programa tenda da leitura é uma biblioteca itinerante que a cada semana é montada em uma nova escola levando livros, revistas e muita diversão aos alunos da rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação criou esse programa com o intuito de propiciar um maior contato entre as crianças e o mundo dos livros.

Três monitores da Secretaria dedicam-se exclusivamente ao programa e a expectativa da Prefeitura é expandir a “tenda da leitura” a povoados da Zona Rural.

Sexta-Feira

Sexta-Feira. Esse é o dia do programa semanal “bom dia prefeito”, com veiculação das 7:30h às 8:00h na FM Xique-Xique – 99,3. A produção é da jornalista Nelly Vasconcelos.

Baixio da Boa Vista

Amanhã a Codevasf vai trazer empresários de Irecê para conhecerem o projeto Baixio da Boa Vista. A visita foi idealizada por Luiz Alberto, representante da Codevasf em Irecê. Jorge Meira e o Presidente da Câmara Quinquinha irão acompanhando a comitiva.

Hoje saiu a licença ambiental do IMA - Instituto do Meio Ambiente relativo a etapa do baixio que está sob responsabilidade da empresa Barbosa Melo.

Saúde Bucal

Em 2005 a Prefeitura de Xique-Xique iniciou a implantação de um grande programa de saúde bucal em Xique-Xique, e agora já estamos percebendo os resultados.

Até 2005, Xique-Xique só possuía dois consultórios odontológicos em funcionamento. Um no BNH e outro que funcionava onde hoje é a farmácia popular do Brasil. Atualmente, a Prefeitura tem nove gabinetes odontológicos em pleno funcionamento, nos seguintes locais: PSF BNH, PSF BNH Novo, PSF Polivalente, PSF Ponta da Ilha, PSF Pedrinhas e Guaxinim, PSF Nova Iguira, PSF Copixaba, Centro de Referência João Vicente e Colônia dos Pescadores.

Os dentistas da Prefeitura realizam trabalhos educativos, palestras em escolas e diversos tipos de tratamentos dentários.

Todos os indicadores da saúde bucal em Xique-Xique melhoraram. Tanto as ações educativas, quanto o número de atendimento da população foram bastante ampliados. Só para se ter uma idéia em cada um dos nove gabinetes odontológicos, a Prefeitura atende uma média de 20 pacientes por dia, nos turnos da manhã e tarde. Ou seja, são mais 2.000 atendimentos por mês.

A dentista designada para ser responsável pela Saúde Bucal de Xique-Xique é Dra. Iraci Brasil e até o ano de 2010 a Prefeitura pretender instalar pelo menos mais dois consultórios odontológicos: no PSF Utinga e no PSF Boa Vista.

Dengue ZERO

Enquanto vários Municípios baianos sofreram nos últimos doze meses com a dengue, Xique-Xique não registrou nenhum caso entre os anos de 2008 e 2009.

Gostaria de parabenizar o trabalho de todos da Prefeitura, em especial do pessoal da Secretaria Municipal de Saúde, dos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, dos servidores da Funasa que estão cedidos ao Município e da limpeza pública.

Para o ciclo 2009 / 2010 queremos continuar com excelentes resultados.

Conferência da Educação

Começou hoje e vai até amanhã a Conferência Municipal da Educação. O evento está sendo realizado no auditório do colégio estadual Luis Eduardo Magalhães. Vale a pena participar.

Parque Fluvial de Xique-Xique II

Hoje pela manhã foi realizada no auditório do Parque Aquático uma audiência pública com a participação das técnicas do Ministério do Meio Ambiente para ampliação do debate sobre a implantação do Parque Fluvial de Xique-Xique.

O saldo da audiência foi positivo. Mais de cem pessoas compareceram ao evento. Cerca de dez pessoas da comunidade fizeram uso da palavra e deram sugestões sobre o local de implantação desse equipamento social e ambiental.

Algumas outras questões também foram abordadas, tais como: a maior utilização da nossa orla fluvial para realização de esportes aquáticos, a importância da “ipoeira” para o nosso ecossistema e a possível construção de ciclovias e equipamentos de lazer as margens da orla.

Portanto, o evento foi bom, eu particularmente gostei. É claro que em audiências públicas sempre surgem questões que não fazem parte especificamente do tema, mas isso também é normal.

Agora, é esperar a equipe contratada pelo Ministério terminar os estudos e apresentar até Dezembro de 2009 o Projeto Básico do Parque Fluvial de Xique-Xique. Após o Projeto básico teremos que buscar recursos para a elaboração de um Projeto Executivo e por fim aguardar a implantação da obra. Não é algo rápido de se fazer.

Só para relembrar: os Parques Fluviais do Governo Federal deverão ser implantados em dez Municípios da bacia do rio São Francisco, os Municípios baianos serão: XIQUE-XIQUE, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Juazeiro.

A Crise Financeira e as Prefeituras

Infelizmente, a crise financeira continua a atingir as contas das Prefeituras. Com freqüência converso com colegas Prefeitos de outros Municípios da nossa Região e a queixa é geral.

Quem acompanhou a nossa primeira administração é testemunha de que jamais abrimos mão de trabalhar para ficar lamentando dívidas de gestões anteriores, ao contrário, priorizamos obras e serviços e os realizamos, tanto que tivemos um primeiro mandato bem avaliado administrativamente e politicamente, e com isso conseguimos algo inédito em Xique-Xique: a reeleição.

Entretanto, agora em 2009 a situação está realmente muito ruim. Em anos anteriores existiam dívidas, mas a arrecadação era estável. Aliás, desde a implantação do plano Real em 1994 a arrecadação das Prefeituras sempre foi estável. Esse é o primeiro ano em que pouco adiantou planejamento orçamentário, pois simplesmente com a queda de arrecadação do Governo Federal e Estadual os repasses do FPM, ICMS e outros impostos estão sendo inferiores aos valores registrados em 2008.

Devido à nova realidade financeira, que creio que só normalizará em 2010, a Prefeitura de Xique-Xique está tendo que implantar uma reengenharia administrativa. Trata-se em resumo de buscar conter gastos com custeio em alguns setores da administração. Não é uma tarefa fácil, mas que está sendo enfrentada pela Prefeitura.

Num momento de crise como o que vivemos, ou diminui-se as despesas correntes ou atrasa -se pagamento de servidores. Optamos por cortar gastos, mesmo que isso contrarie interesses setoriais. Afinal, o interesse da comunidade está acima de qualquer outro. Não é tão fácil quanto parece tomar essa decisão e operacionalizar essa redução de despesas, tanto que várias Prefeituras já estão atrasando as suas folhas de pagamento, inclusive, Prefeituras da nossa Região.

O que nos anima é que mesmo diante de tantas dificuldades a Prefeitura continua “tocando” o seu cronograma de obras. E construindo obras importantes, principalmente nas áreas da educação e saúde. Mas, temos que ter cuidado no planejamento das obras, pois elas também causam um impacto no custeio da Prefeitura, afinal de contas, escolas têm que ter professores, postos de saúde têm que ter médicos e assim por diante.

O certo é que agora o Brasil dá sinais de estar prestes a sair da crise e a partir do próximo ano a arrecadação tem tudo para voltar ao normal. Não vamos recuperar o que se perdeu em 2009, mas pelo menos esperamos que a arrecadação volte a ser estável, com sempre foi. Isso acontecendo, as Prefeituras poderão ter menos dificuldades na condução de seus respectivos programas de governo.

Em tempo: é sempre bom lembrar que os gastos da Prefeitura de Xique-Xique em 2009 com pessoal e custeio não aumentaram em relação ao ano de 2008. O que está ocorrendo é queda de arrecadação, ou seja, os gastos são os mesmo de antes, as receitas é que diminuíram. Por conta dessa nova realidade é que a Prefeitura está tentando reduzir despesas com custeio.