Na Marreca Nova, há apenas 6km da sede de Xique-Xique, foi construída a Estação de Piscicultura.
Essa Estação recebeu investimentos da Codevasf (Governo Federal) para sua construção em três momentos do nosso Município. Primeiro, no período de administração de Eser (1997-2000), depois com Magalhães (2001-2004) e agora, a partir de 2005.
Os recursos para construção da Estação de Piscicultura sempre foram viabilizados através da Codevasf e em anos anteriores a Estação chegou a ser inaugurada por duas vezes, com festa inclusive, mas, não funcionou.
Em 2005 quando assumimos a Prefeitura, fomos a Estação com técnicos da Codevasf e constatamos que muito havia sido destruído, e vários equipamentos roubados. Existe, inclusive, um processo na Polícia Federal apurando esse fato, Espero que os culpados sejam punidos.
O certo é que a Codevasf não mediu esforços para que a Estação de Piscicultura finalmente funcionasse. Luis Alberto, chefe do escritório da Codevasf na Região, acompanhou de perto todo esse processo de reconstrução da nossa Estação.
Agora, reconstruída e reequipada, a Estação de Piscicultura de Xique-Xique está em pleno funcionamento. A Codevasf refez a obra, paga as despesas operacionais e mandou um engenheiro de pesca, Charles que é o diretor da Estação. A Bahia Pesca designou Jorge Meira como funcionário da parte administrativa da Estação, e a Prefeitura de Xique-Xique contratou um outro engenheiro de pesca, Jackson Rabelo e mais seis funcionários operacionais que “tocam” o dia a dia da Estação.
Atualmente, a Estação está funcionando normalmente e na semana passada colocou 50.000 alevinos na nossa Ipueira. Ou seja, o trabalho começou de verdade!
Recentemente, recebi em audiência, técnicos e representantes da Codevasf de Brasília e além de discutirmos como ampliar a parceria com a Prefeitura, começamos a planejar a implantação de um curso de Engenharia de Pesca em Xique-Xique, através da Uneb. O Magnífico Reitor da Uneb, Valentin e o diretor do Campus XXIV João Rocha estão colaborando MUITO para que esse curso seja implantado.
Gostaria de parabenizar todos os colaboradores da Estação de Piscicultura de Xique-Xique e também a Codevasf que não desistiu deste importante projeto, mesmo diante de tantas adversidades.
Sempre lembrando que a nossa estação de piscicultura é uma das maiores do Brasil!
3 comentários:
Há alguns dias atrás foi realizada um reunião na REXX onde teve a participação de Ex-residentes e estudantes xiquexiquenses que moram aqui em Salvador. Onde, entre outros assuntos foi abordado essa questão do curso de engenharia de Pesca em nossa cidade. A reunião foi muito proveitosa no sentido de ir em busca de novas conquistas para nossa cidade.
Hoje lendo o esse blog me deparo com essa noticia que traz justamente a ideia que estavamos discutindo. O que é muito legal não só para os estudantes, mas tambem para a população em geral. Pois um curso desse porte não movimentará só educação, mas os outros setores da sociedade.
Os estudantes agradece a sua luta e seu empenho!!!
Cada dia sonhamos com uma Xique-Xique melhor e as conquistas alcançadas nos faz pensar em ir cada vez mais longe.
O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique - BA fica gratificado com a parceria e colaboração desta Prefeitura na viabilização e Operacionalização deste Centro. Sabemos que este foi só o passo inicial para desenvolvimento do Potencial que esta região tem nos aspectos de Piscicultura em viveiros escavados, Tanques-redes, canais de Irrigação, Integração Piscico-irrigação, meio-ambiente e Revitalização do nosso Rio. Este é só o inicio das Ações numa das regiões mais promissoras deste Brasil.
Charles Fabian
Chefe do CIRPA Xique-Xique
Concerteza o curso de Engenharia de Pesca é um grande passo para o desenvolvimento da nossa querida Xique-xique.
Acredito que ira estimular jovens que talvez até ja tinham perdido as esperanças que nossa cidade pudesse oferecer um curso de alto nivél de preparação profissional como este, que não séra de benefício apenas para nós, mas tambem para toda população Ribeirinha. Todos nós Xique-xiquenses só temos à agradecer.
Postar um comentário