JOÃO FRANCISCO PINHEIRO, conhecido em todo o Estado da Bahia como PINHEIRINHO, nascido em Xique-Xique em 06 de Outubro de 1947.
Pinheirinho foi a primeira pessoa filha de Xique-Xique, que na área do esporte, sobretudo, no futebol que honrou e dignificou o nome do nosso município em toda a Bahia e Brasil, como o 1º Jogador de Futebol Profissional, de início no Esporte Clube Fluminense de Feira de Santana, onde obteve destaque singular na agremiação, e depois como contratado para o maior Clube de Futebol do Norte/Nordeste que é o Esporte Clube Bahia, onde no ano de 1967 alcançou o título de Artilheiro do Campeonato Baiano, servindo também de vitrine para os jovens de todos os municípios da nossa região.
Pinheirinho faleceu em Belo Horizonte aos 60 anos em 18 de Fevereiro de 2008.
Informou Jorge Meira - Desportista, apresentador do programa de entrevistas Espaço Aberto na FM Xique-Xique e funcionário da Bahia Pesca.
2 comentários:
Pinheirinho foi e é um exemplo para aqueles que pretende seguir a carreira de futebol de forma profissional. Parabéns prefeito pela lembrança de Pinheirinho.
Sem duvida, só acho que as pessoas da nossa cidade deveriam dar mais valor, pelo menos respeitar mais as pessoas que elevaram o nome da nossa cidade de alguma forma.
Padeirinho foi indiscutivelmente o desportista que mais elevou o nome da nossa cidade. Assim com Sidny faz hoje. E como DIL fez um dia. Esses dois últimos, por exemplo: Sidny, por não atravessar uma boa fase na carreira é martirizado por aquelas pessoas pequenas e hipócritas, que são os primeiros a dar aquele velho “puxão de saco” quando o mesmo está em nossa cidade de férias. E essas "criaturas" passam a inventar e levantar questões errôneas quanto a vida dessa pessoa.
Em relação à DIL (DIL bubina) como é conhecido em nossa cidade. È extremamente inaceitável o que pessoas que se dizem desportista em nossa cidade faz com esse cidadão. Essas pessoas não têm o mínimo de respeito e consideração por uma pessoa que ajudou a escrever a história da nossa cidade. Infelizmente, muita agente que está, sobretudo dentro do futebol da nossa cidade, está pouco se lixando para esse esporte maravilhoso. Muitas dessas pessoas não queriam nem saber de futebol, na época que os times não recebiam nenhum incentivo da prefeitura. Época esta, em que DIL ia para o campo tapar buracos com as próprias mãos, com ajuda de “Tonho” e de uma carroça "quebrada e toda armengada".
Hoje Dil está com o seu projeto individual, onde conta com ajuda de algumas pessoas da nossa cidade. Tentando buscar um lugar ao sol para crianças e adolescentes que sonham em ser um dia: UM Pinheirinho, Um SIDNY e até mesmo Um DIL!
Respeitar os mais velhos é uma lição que se aprende dentro de casa. Esse é caminho para construção de uma sociedade mias justa e digna.
________________________________________________________________________
Só para exclamar, se eu não estou enganado o Ginásio da nossa cidade leva o nome de PINHEIRINHO hoje.
Em Xique-Xique seria interessante algo que valorizasse essa questão da memória dessas pessoas que escreveram e escrevem a história da nossa cidade. Mesmo com lei não autorizando homenagem às pessoas em vida. Em minha opinião as pessoas têm que ser lembradas em vida também. O que se torna bem mais interessante e a pessoa presenciará o reconhecimento por aquilo que fez um dia.
Postar um comentário