Reunião sobre saúde hospitalar

Amanhã, sexta-feira, todos os prefeitos da micro-região de Irecê irão participar de uma reunião sobre saúde hospitalar.

O Hospital Regional de Irecê, que foi Municipalizado no Governo Wagner, está prestes a encerrar suas atividades porque a Prefeitura de Irecê não tem mais condições financeiras de manter um bom nível de atendimento à população.

Para manter o Hospital Regional, a prefeitura de Irecê recebe recursos do SUS e do Estado, que são insuficientes. Entretanto, mesmo com um complemento financeiro do Município, o Hospital Regional não está conseguindo manter-se em funcionamento. Tanto que há muito tempo o Hospital Regional só vem atendendo casos de urgência e emergência e não mais realizando cirurgias eletivas (programadas).

Essa reunião ocorrerá num momento em que nós Xique-xiquenses também lutamos por ajuda do Estado para os Hospitais Julieta Viana e Senhor do Bonfim. Ajuda que inclusive foi prometida em palanque pelo Governador do Estado, mas que jamais chegou aos Hospitais de Xique-Xique.

Todos nós sabemos que a tabela de pagamento do SUS que remunera aos Hospitais em todo Brasil está bastante defasada, por isso é essencial que o Estado da Bahia complemente esses recursos.

Isso foi o prometido e não cumprido pelo Governo Baiano, mesmo os dois Hospitais de Xique-Xique possuindo todas as suas certidões e estando 100% aptos junto ao SUS e a Sesab – Secretaria de Saúde da Bahia.

O fato é que o Estado deve ajudar a Prefeitura de Irecê a manter o Hospital Regional, inclusive a voltar a fazer cirurgias eletivas, e deve também ajudar aos Hospitais Julieta Viana e Senhor do Bonfim a contratarem mais médicos e a adquirirem materias de consumo de forma regular para que o atendimento aos pacientes não seja interrompido.

Em tempo: devemos lembrar que a crise hospitalar é grave e aflige toda a Bahia, até a Capital do Estado. E que o fechamento de um hospital em nossa região poderá piorar ainda mais a situação hospitalar na Micro-Região de Irecê.

Além disso, no caso dos hospitais de Xique-Xique, que são estadualizados, a Prefeitura, mesmo sem ter obrigação legal, tem ajudado. O Hospital Filantrópico Julieta Viana tem sido ajudado com aquisição de material da ordem de quase R$ 10.000,00 (através de convênio aprovado pela Câmara e com prestação de contas ao TCM) e o Hospital Particular Senhor do Bonfim com a dispensa de aproximadamente R$ 9.000,00 mensais de ISS (isenção fiscal com autorização da Câmara).

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom lembrar que o Hospital Julieta Viana, sustentava toda Região em épocas passadas e até hoje, tem um grande Nº de atendimernto e CIRURGIAS vindo da região de Irece, q legal hein? Somos hospitaleiros. O prefeito de Irece declarou o descaso do governo petista nestes 9 anos.Srº prefeito Reinaldinho, junta-se com Gentio do Ouro, Itaguaçú, Ipupiara e Morpará, e LEVANTA OS HOSPITAIS DE XIQUEXIQUE, esquece Irece, agora eles estão humildes e nem comentaram do homem que ficou com agulha no BUMBUM.

Anônimo disse...

Se eu encontrar com o Deputado Luizinho Sobral em Salvador, vou comentar com ele sobre o BLOGUEIRO QUE está defamano sua pessoa em Xique-Xique. Te cuida gordo vc ainda pode devolver a GRANA recebida.

Anônimo disse...

Até o tal JACó, não teve coragem de passar a noticia, pq critica tanto o Hopital Julieta.

Anti-PT disse...

Jacó e um sujeitinho que está fugido de Gentio do Ouro onde aprontou muito ai as asas da "CURRIOLA" que fica na RADINHA esculhambando todo mundo ta em casa, quando o PT cair que não vai demorar muito esse sujeito volta para onde ele nunca deveria ter saido " A CADEIA "

MARCUS VINICIUS CUNHA DE SOUZA disse...

"Todos nós sabemos que a tabela de pagamento do SUS que remunera aos Hospitais em todo Brasil está bastante defasada..."

Prefeito, sabemos que a antiga CPMF foi extinta, por interesses que agora não vem ao caso, dando um duro golpe no financiamento da saúde. No momento, está em discussão um novo imposto para a saúde (Emenda 29) e este só será aprovado se as BASES PRESSIONAREM seus deputados. Essa é a hora de fazer valer os votos que TODOS NÓS demos a esses deputados. O senhor, com o peso do cargo e da responsabilidade que carrega, tem grande influência sobre os deputados que apoiou, assim como outros que apoiaram outros deputados também têm. Tá na hora de cobrar o bônus das eleições...

Lembrando que estudos já comprovaram que 95% dos brasileiros estarim isentos desse novo imposto. Portanto, vamos correr atrás...

Anônimo disse...

1. Infelizmente os recursos da CPMF nunca foram integralmente destinados a Saúde. Em nenhum governo.
2. No mesmo mês que a CPMF foi derrubada pelo Congresso Nacional, o Governo Federal alterou a alíquota do IOF e deste modo conseguiu supri r a sua perda financeira.
3. O Brasil já tem uma das altas cargas tributárias do Mundo, algo em tone de 38%. Portanto, o problema financeiro da saúde é muito mais um questão de prioridade e determinação política do que realmente da falta de recursos por parte do Governo Federal.
4. Creio que o Brasil tem como ter um Sistema Único de Saúde melhor e principalmente socorrer aos Hospitais das cidades do Interior. Entretanto, isso exigirá maior atenção fiscal e controle de gastos públicos desnecessários ou equivocados.
5. Quanto a questão política, o nosso deputado federal José Rocha já afirmou várias vezes que é a favor de um novo imposto desde que ele seja 100% para saúde e não incida sobre as camadas mais pobres da população.
Reinaldinho

Anônimo disse...

Vinicius bem lembrado o assunto deste imposto que está vindo. Em nós eleitores existe uma campanha que conectamos diretamente com nossos representantes a quem votamos. Segue o site; www.horadeagir.com.br
Espero que todos possa ter acesso, e cobrar do Deputado que confiou.

Postar um comentário