Nos últimos cinco anos tivemos a oportunidade de receber em Xique-Xique várias autoridades, dentre as quais destaco: governador Wagner, governador Paulo Souto, Senador ACM, Senador Cesar Borges, Senador Rodolfo Tourinho, Ministro Geddel Vieira Lima, Vice Governador Eraldo Tinoco.
A cada visita de uma autoridade de expressão nacional revivemos a esperança de divulgação de uma boa imagem do nosso Município, além da possibilidade de recebermos mais obras e investimentos.
Agora, Xique-Xique se prepara para receber o Presidente Lula no próximo dia 5 de Março. Lula vem visitar as obras do projeto de irrigação do Baixio que fica localizado no povoado de Boa Vista, Município de Xique-Xique.
A nossa expectativa é que após conhecer a grandiosidade do projeto o Presidente Lula autorize o lançamento do edital de mais uma etapa da obra, evitando assim novas paralisações deste que é um dos maiores projetos de irrigação da América Latina.
3 comentários:
PROJETO DE IRRIGAÇÃO BAIXIO DE IRECÊ (BAIXIO DO XIQUEXIQUE)na Localidade da BOA VISTA .
Vou chamar assim pois não tem nada haver com a cidade de Irecê, 70% das obras se concentram de em nossa cidade .MUDAR O NOME DO PROJETO SERIA UMA BOA PARA DIVULGAÇÃO AINDA MAIS DA NOSSA CIDADE .
Localização :
Região do Vale do Médio São Francisco
Municípios: Itaguaçu e Xique-Xique
Estado: Bahia
Descrição
Considerado o maior projeto de irrigação do País, o Baixio de Irecê, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC , corresponde a uma área de 59 mil hectares de área contínua entre os municípios de Itaguaçu e Xique-Xique no Estado da Bahia, com captação de 61,3 m3/s de água no Rio São Francisco. Sendo um projeto de implantação de perímetro de irrigação com potencial para produção de bioenergia tem custo total estimado em R$ 880 milhões. Estão previstos no PAC R$ 547 milhões.
A estruturação desse projeto está sendo coordenada pelo Ministério da Integração Nacional – MIN e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – CODEVASF. Na concepção inicial do projeto, a concessionária, após montar toda a infra-estrutura, deverá arrendar lotes de terras a pequenos, médios e grandes produtores, e também operar o sistema de fornecimento de água. A expectativa é que o contrato tenha duração de 35 anos e que a infra-estrutura esteja totalmente concluída e em plena operação em 13 anos após a assinatura. Prevê-se com a implantação deste projeto incremento na produção de fruticultura, álcool e cana-de-açúcar, tanto para consumo interno quanto para a exportação.
Mapa
Estágio atual
O consórcio Codeverde/Lafico , formado pela Codeverde – empresa liderada pelo Grupo Odebrecht – e a estatal Líbia Lafico – Li-byan Arab Foreign Investiments , demonstrou interesse pelo projeto e realizou os estudos de viabilidade bem como a modelagem jurídica, financeira e operacional. O Ministério da Integração firmou contrato com o Banco Mundial (BIRD) para que a instituição realize uma análise crítica dos referidos estudos e modelagem do projeto. Após a conclusão dessa análise o projeto passará a ser avaliado sob a perspectiva de Parceria Público-Privada pelos órgãos competentes.
ADRIANO BRITO/BLOG XIQUESAMPA (www.xiquesampa.blogspot.com),Xiquexiquense em Sampa, e-mail: adrianoxiquesampa@yahoo.com.br
Agora diz-se de projeto de xique xique.. se no documento, memso o projeto estando em terras xiquexiquenses.. recebe outro nome.. e nem o dep reinaldo questionou isto... poxa.. desvaloriza o nosso noome
Concerteza.. Uma Obra desse porte não pode ficar parada assim, esse projeto é o maior da America Latina estando em pleno vapor ele dará Muita renda ao nosso municipio,varios empregos direto e indireto . www.baixiodeirece.blogspot.com
Postar um comentário