Parque Fluvial de Xique-Xique

A partir de hoje, segunda-feira, a Prefeitura de Xique-Xique começa a discutir com o Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, vários órgãos Federais, Estaduais e Municipais o conceito de implantação de Parques Fluviais nossa cidade.

Mas afinal, o que são os Parques Fluviais?

O conceito de Parque Fluvial é extremamente abrangente e vai desde obras de infra-estrutura e serviços as margens do rio até ações relacionadas a resíduos sólidos (os famosos lixões), por exemplo.

Não se pode neste momento afirmar com exatidão sobre o que será feito em Xique-Xique em relação ao projeto Parques Fluviais, pois a decisão final sairá depois do Ministério do Meio Ambiente ouvir a Prefeitura e a comunidade.

Os Parques Fluviais visam incentivar o povo ribeirinho a ver o rio como um ponto de integração, lazer e de preservação ambiental. Deste modo, propõe um modelo de preservação ambiental mais completo, pois tenta integrar e compatibilizar os interesses ambientais com os interesses da comunidade.

No conceito de Parques Fluviais podem ser criadas áreas de preservação ambiental ao longo das margens dos rios. Áreas de preservação, mas também de livre utilização popular. Isso é o melhor! Não se trata apenas de um projeto do Meio Ambiente, trata-se também de um projeto socioambiental.

No início do ano fui a Brasília e junto com outros nove Prefeitos participei de uma reunião com o Ministro Carlos Minc. Nessa reunião, o Ministro nos explicou o seu planejamento e revelou que iria iniciar esse projeto por dez Municípios brasileiros, dentre eles Xique-Xique. O Ministro foi muito cordial com os Prefeitos e nos convidou a comprar essa briga pela implantação de Parques Fluviais em todo Brasil, uma vez que no seu Estado, o Rio de Janeiro, já existem Parques Fluviais que foram idealizados quando ele era Secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Os Parques Fluviais do Governo Federal deverão ser implantados em dez Municípios da bacia do rio São Francisco, os Municípios baianos serão: XIQUE-XIQUE, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Juazeiro.

12 comentários:

XIQUESAMPA! disse...

Xique-Xique precisa do Parque Fluvial tinha comentado em meu blog,quem ganha é a população e a cidade e fortalecera o nosso turismo.

XIQUESAMPA! disse...

Xique-Xique precisa do Parque Fluvial tinha comentado em meu blog,quem ganha é a população e a cidade e fortalecera o nosso turismo.
Adriano Brito.

Jandinho Meira disse...

Fui à reunião de apresentação do projeto e fiquei bastante feliz em saber que a população vai participar de forma direta e indireta na elaboração e execução desse projeto, com idéias, sugestão, etc. Parabéns Reinaldinho por essa conquista, porque tenho certeza que se esse projeto fosse implantado em alguma cidade vizinha e não fosse em nossa cidade, a oposição iria fazer criticas pesadas. Porem como Xique-Xique que foi contemplada, o silencia impera naqueles que dizem ser oposição, mas que na verdade torcem contra o desenvolvimento de nossa cidade.
Abraços

Anônimo disse...

falou, falou e não dissse nada. fica aê explicando o que eh parque fluvial como se o povo de Xiquexique fosse ignorante

Anônimo disse...

Poxa, ainda espero... Sou formanando da turnma de magistério do CMSB 2008 e em nossa solenidade, escutei e gravei e não nego que fiquei muito feliz sobre o seu anúncio de que haveria em breve um concurso na prefeitura de Xique xique e em diversas áreas.. Passei a me preparar mais, vejos em outros municipios a realizaçao de processos seletivos..e cadê.. quer dizer que tenho de ficar refém do contrato publico sem segurança..
agilize logo o concurso, para também por pessoas competentes nos cargos públicos...

Reinaldo Braga Filho disse...

Pessoal, a formanda do CMSB 2008 tem razão. Vamos fazer concurso. Aliás, já deviamos ter feito, mas assim como so governos estadual e federal, a PMXX também está tendo que retardar o concurso por conta da crise.
Em 2007 realizamos concurso com a CONSULTEC, ainda está em vigência, foi prorrogado, continuamos chamando!
Vamos realizar outro, novamente com a CONSULTEC. Mas, custa caro, aguardem mais um pouco.
Lembrando: Eser realizou dois concursos em 97 e 99. Magalhaões realizou um (2001 ou 2003), mas foi anulado pela justiça. Realizamos um em 2007 e vamos realizar mais um.

Anônimo disse...

Srº prefeito sou um jovem formado em tec em Radiologia, gostaria muito de saber se a prefeitura tem projetos para que esse procedimento possa ser feito no PSF embora que não é um investimento de baixo custo; ou infelizmente esse exame fica a disposição dos hospitais que ficam sobrerecarregados nesses procedimentos.
Sou de xique xique e quero exercer minha função na minha terra natal!!!!! e sei que a prefeitura e capaz pra determinados projetos ...
Muito Obrigado !!

Anônimo disse...

Boatos é o que não falta na nossa cidade. Também não falta quem acredite neles. O mais recente é o abono que será concedido aos funcionários da rede municipal de educação.Pressupondo que este cometário tenha procedência formulo alguns questionamentos:

* Para quem assegurado o recebimento do abono salarial? ( servidores públicos efetivo, ocupantes de cargo em comissão, servidores temporários)
* No abono salarial incidirá qualquer desconto para a contribuição previdenciária?
* As respostas declaradas pelo senhor prefeito estão embasadas em alguma legislação?

Reinaldo Braga Filho disse...

Pessoal:

A Prefeitura só decidirá sobre o assunto abono salarial em Novembro.

Nós útimos anos a PMXX concedeu abono, e conforme determina a legislação previdenciaria os abonos foram submetidos tributação.

Qualquer dúvida é só procurar Oberdan no setor pessoal.

Sempre lembrando que nós últimos houve a concessão de abonos e de 2005 a 2009 a PMXX já concedeu 5 aumentos salarias aos professores.

Os abonos sempre são concedidos a funcionários efetivos, contratados e comissionados da Educação, pois esse recurso é uma sobra do Fundeb proveniente de uma economia que a PMXX faz ao longo de cada ano.

Como esse ano tem sido de crise, não sabemos ainda se conseguiremos manter ou não as economias na conta da PMXX. Vamos aguardar Novembro.

Anônimo disse...

Sr. Prefeito, se tens investido em capital humano como é o caso da Rede Uneb 2000 porque contratar funcionários sem qualificação para administrar escolas e coordenadores para orientar proferes? E, se há pessoas com pós-graduação en Ed. Infantil, porque deixar as crianças da creches nas mãos de monitores que não sabem se quer preencher os dados de uma agenda escolar? Acredito que isso é jogar dinheiro fora, é preciso exterminar as indacações por apadrinhamento. Uma educação significativa exige competência de ensina, não quero ofende-lo, apenas luto por um ensino de qualidade.

Anônimo disse...

Sr. Prefeito
Gostaria de saber acerca dos projetos que por ventura existam para revitalizacao da Av. Barao do Rio Branco, uma das avenidas que ja geraram grandes tributos para a prefeitura local, e, hoje, encontra-se parcialmente abandonada.
Convem, destacar, que tenho encontrado razoes para aduzir que tem feito boa administracao.Assim, essa avenida tambem precisa ser observada.
Muito obrigada, Anonima de SSA.

Anônimo disse...

prefeito, o senhor deveria faser concurso era todo o ano por que o povo presissa ser livre, lebra do que o pronotor disse pra voçe la no colegio l.Eduardo Magalães so então voçe feis o concurso municipal.ele disse liberta o povo prefeito.

Postar um comentário